Desde que foi implantado, o serviço de ouvidoria do HCAL já realizou 99 atendimentos: 80 sobre informação e orientação sobre saúde e 19 sobre mediações de conflitos. Foto: Agência Amapá |
Antes
realizado na parte externa do complexo, o atendimento da Ouvidoria do Hospital
das Clínicas Dr. Alberto Lima (HCAL), agora funciona na recepção do hospital.
Além mais acessível e cômodo para os pacientes, o novo local deve servir como
uma ferramenta de fiscalização da administração pública da instituição,
contribuindo para a melhoria no atendimento aos usuários nos serviços públicos
de saúde.
O novo
espaço de comunicação tem como objetivo escutar, orientar, encaminhar e
acompanhar as demandas, dando retorno em tempo hábil sobre as providências
adotadas. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) implantou no dia 11 de junho
uma extensão da ouvidoria no hospital, e, deste então, foram realizados 99
atendimentos: 80 sobre informação e orientação sobre saúde e 19 sobre mediações
de conflitos.
A sala da ouvidoria está na recepção do HCAL. Foto: Agência Amapá |
"Todas
as 19 mediações registradas pela Ouvidoria do HCAL foram resolvidas, atendendo
de forma efetiva as demandas de usuários e profissionais de saúde", relata
o diretor geral do hospital, Paulo André Couto.
A
ouvidoria do HCAL funciona das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda a sexta-
feira em uma sala independente, na recepção do hospital. A expectativa da Sesa
é que até o final de julho o serviço de ouvidoria também comece a ser realizado
no Hospital de Santana.
Funcionamento
da Ouvidoria
A
ouvidoria é o canal de comunicação entre o cidadão e a Instituição. O
profissional acolhe o usuário, recebe a denúncia e assim vai em busca do melhor
resultado.
Quem pode
utilizar os serviços da Ouvidoria?
Todo cidadão do público interno e externo pode registrar sua manifestação na ouvidoria.
Todo cidadão do público interno e externo pode registrar sua manifestação na ouvidoria.
Quais
informações devem constar na manifestação?
Em todas as situações o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo as datas, locais e os fatos detalhadamente, com a identificação do responsável pela irregularidade.
Em todas as situações o problema deve ser exposto de forma clara, descrevendo as datas, locais e os fatos detalhadamente, com a identificação do responsável pela irregularidade.
Fonte: Agência Amapá
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