quarta-feira, 15 de abril de 2015

Fórum visa traçar políticas públicas para os povos indígenas no Amapá

Reportagem: Lado B

A secretaria extraordinária dos povos indígenas (SEPI), realizará O Fórum Indígena do Amapá. A abertura está marcada para o próximo sábado, 18, no Museu Sacaca, às 08h.


Com o tema “Cultura, direito e cidadania”, a secretaria extraordinária dos povos indígenas, realizará no sábado, 18, o Fórum Indígena do Amapá. O objetivo é mostrar o percurso histórico percorrido pelos povos indígenas do Amapá e norte do Pará na luta pela sobrevivência e garantia dos seus direitos. O evento acontece nos dias 18 e 19 de Abril no Museu Sacaca em Macapá e nos dias 24 e 25 de Abril na Aldeia Kumarumã em Oiapoque.
Palestras, debates sobre políticas públicas voltadas para os povos indígenas, ações culturais, sociais, exposições e vendas de artesanatos fazem parte da programação.
Foto: Agência Amapá / SEPI
O fórum ainda busca levar à sociedade informações sobre o modo de vida, costumes, crenças e tradições dos índios, bem como suas conquistas políticas adquiridas pelo modo peculiar de luta na busca pelos seus direitos.
O Amapá é o primeiro estado a reconhecer os direitos dos povos indígenas. Além disso, o estado criou a secretaria extraordinária dos povos indígenas- SEPI, com a tarefa de formular e coordenar as políticas de interesse dos povos indígenas no Estado em consonância com as diretrizes dos órgãos federais, valorizando e respeitando a diversidade sociocultural e fortalecendo suas formas de organização tradicional. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário