terça-feira, 28 de abril de 2015

Caravana Saúde do Axé registra 475 atendimentos


Ocorreu no último sábado, 25, mais uma edição da Caravana Saúde do Axé, na Casa de Mina Santa Bárbara, da mãe Dulce, no bairro Santa Rita, onde moradores das proximidades puderam ter acesso a atendimentos sociais e de saúde. O objetivo da ação é promover e prevenir a saúde integral da população das comunidades tradicionais de Matriz Africana e Afro-Ameríndia.

Foram registrados 475 atendimentos de saúde, consultas médicas, testes rápidos (glicemia e HIV), verificação da pressão arterial, distribuição de preservativos, atendimento jurídico, emissão de RG e cartão do SUS, distribuição de mudas de plantas, orientação sobre educação no trânsito e prevenções do câncer do colo do útero, além de penteados afros.

Foto: Aline Brito
O funcionário público Carlos Costa aproveitou o evento para verificar a pressão arterial. “É uma ótima iniciativa, pois, às vezes, não temos tempo de ir até um posto de saúde para realizar um simples exame ou uma consulta, e com essas ações temos essa facilidade”.

Segundo o diretor-presidente do Instituto Municipal de Promoção de Igualdade Racial, Maykom Magalhães, essa é uma das formas de atuação da Improir, que é diminuir a distância da comunidade com as casas de religião afro. “Queremos mostrar à comunidade que esses lugares não fazem mal a ninguém e são locais onde ocorrem atos religiosos como toda religião tem seu espaço”.

A próxima edição da Caravana Saúde do Axé está prevista para o mês de junho, no terreiro do pai Salvino, bairro jardim das Oliveiras. 

Aline Brito/Asscom Improir

Nenhum comentário:

Postar um comentário