Texto: Aline Brito
Apesar do sol na tarde do domingo, 22, a Defesa Civil Municipal esteve no bairro Jardim América, zona oeste de Macapá. Equipes da Guarda Municipal e da Secretaria das Subprefeituras (Secsub) também se dirigiram ao local para auxiliar na retirada de móveis e pertences pessoais de famílias que tiveram as moradias alagadas devido às fortes chuvas que caíram nos últimos dias.
Agentes da defesa civil municipal remove pertences das famílias atingidas pelas fortes chuvas. Foto: Aline Brito / ASCOM /PMM |
Na área foram detectadas cerca de 40 famílias em situação de risco, mas apenas uma aceitou sair do local. Um caminhão da Prefeitura de Macapá foi utilizado na mudança da dona de casa Rizonete Pacheco, 35 anos, com seus dois filhos, Bruno Pacheco (16) e Edna (6), que foram levados para a casa de parentes, no bairro Cidade Nova, zona leste da cidade. As outras famílias apenas aceitaram levantar os móveis, para que não sofressem danos causados pela água.
A área atingida era uma antiga piçarreira, que, devido à grande quantidade de material retirado, formou um enorme buraco, onde famílias construíram suas casas. Segundo dona Rizonete, há 5 anos a área alagava no período invernoso, mas logo baixava. Essa foi a primeira vez que a água não secou rapidamente, ocasionando o isolamento das famílias. “Esse ano ficamos assustados com tanta água que ficou empossada e acabou invadindo as nossas casas”, disse a dona de casa.
Móveis das famílias atingidas pelas fortes chuvas são removidos. Foto Aline Brito /ASCOM / PMM. |
A Prefeitura de Macapá continuará monitorando a área e conta com três caminhões para realizar a mudança de famílias atingidas e um contingente de mais de 100 pessoas, além de abrigos provisórios, para o caso das famílias não terem para onde ir. “A Defesa Civil continua recebendo pedidos de ajuda. Quem estiver em situação parecida com a da dona Rizonete, pode ligar para 9 9117-5511 ou 9 8109-5756, que iremos ao local ajudar”, informa o comandante da Guarda Municipal, Ubiranildo Macedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário