quarta-feira, 25 de março de 2015

Sexting: você provavelmente já fez ou conhece alguém que faz.

Texto: Everton Gadelha
Revisão: Prof. de Comunicação Barbara Faleiro

O QUE É SEXTING
Com a junção das abreviações das palavras ‘‘sex’’ (sexo) e ‘‘texting’’ (envio de textos) surge o termo conhecido como SEXTING, que é a prática da troca e envio de mensagens, vídeos e fotos com pouca roupa, posições eróticas e sexo explícito através de celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Com a chegada da era digital e a facilidade em se obter um dispositivo eletrônico capaz de enviar e receber mensagens de texto, fotos e vídeos, essa prática se tornou cada vez mais frequente.
Imagem reproduzida de: littleadvices
CARTINHAS ABANDONADAS
Antes dessa revolução digital era comum os jovens, adolescentes e até mesmo pessoas adultas expressarem seus sentimentos através de “cartinhas de amor”. Algumas versões eram até bem perfumadas, fazendo assim com que o romantismo se tornasse ainda mais forte. Com a invasão da era digital trazendo consigo as redes sociais, facilitando e miscigenando a comunicação através de aparelhos eletrônicos (muitas das vezes portáteis), esse costume foi deixado de lado.
Poderia essa mudança ser uma evolução que facilitaria a comunicação, com velocidade em tempo real, sem a demora da chegada de uma carta via correio, sim. De fato, até resultou nessa dinamização, porém o uso errado dessa tecnologia abriu espaço para um evento que vem a cada dia evoluindo e crescendo dentro de nossa sociedade, a prática do sexting.

QUEM PRATICA
Hoje, qualquer usuário das redes digitais vem experimentando essa nova modalidade como forma de mostrar seu afeto, carinho ou desejo uns com outros, sem ter em mente o tamanho do problema que poderão causar. Há grupos que praticam sexting pelo simples fato de isso torná-los ‘‘populares’’ em uma roda de amigos ou alcançar “aceitação” dentro de um círculo de amizades.

Imagem reproduzida de: thecornellreview
PERIGO
A partir do momento que há a troca de informações no universo do sexting, seja ela foto ou vídeo, a pessoa perde total controle sobre a mesma. Ainda que você envie quaisquer imagens no privado, ninguém garante que a mensagem não será hackeada ou espalhada de má fé dentro das redes sócias. São inúmeros os motivos e argumentos que podem levar a um usuário denegrir a imagem de outra pessoa tendo a pose desse conteúdo. Além de prejuízos emocionais que podem ser causados, o compartilhamento de fotos eróticas, sensuais ou de nudez de menores é ilegal. O sexting pode e tem levado usuários maliciosos a processos judiciais por pornografia infantil.

Imagem reproduzida de : Ir21
DADOS
A facilidade de acesso às tecnologias sem dúvida é uma das causas desse fenômeno ter crescido bastante nos últimos anos. A SaferNet Brasil é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que reúne cientistas da computação, professores, pesquisadores e bacharéis em Direito com a missão de defender e promover os Direitos Humanos na Internet. Nos últimos oito anos, a ONG recebeu e processou 3.606.419 denúncias anônimas, envolvendo 585.778 páginas (URLs) distintas, escritas em nove idiomas, com abordagem sobre sexting. Fonte: SaferNet. http://new.safernet.org.br/
A LEI
No Brasil, existe a Lei 12.737, de novembro de 2012, também conhecida como Lei Carolina Dieckmann, quando a atriz teve suas fotos íntimas copiadas após hacker invadir seu computador pessoal. A Lei prever punição para quem “invadir dispositivo informático alheio”, tendo como finalidade, a captação, adulteração ou destruição de arquivos e informações.
Imagem reproduzida de: blog.serg
CASOS
Um dos casos mais conhecidos foi o da adolescente Júlia Rebeca, que após vídeo íntimo vaza no Whatsapp, a mesma usou sua conta no Twitter para anunciar sua própria morte, caso aconteceu em Parnaíba, no Pauí.
Outro caso foi da adolescente de 16 anos, que cometeu suicídio em Veranópolis na Serra Gaúcha, após seu ex-namorado ter divulgar suas fotos seminuas nas redes sócias.

O QUE FAZER PARA MUDAR ESSA REALIDADE
Fatos como desatenção familiar e falta de controle no acesso dos filhos a essas tecnologias são exemplos de ações que podem colocar a integridade de uma família toda em risco, principalmente se tratando de jovens que estão iniciando suas vidas (sociais e sexuais) nessa era tecnológica.
Imagem reproduzida de: portalmidiaurbana


Respeite você mesmo e aos outros, não compartilhe e nem forneça fotos com esse conteúdo, não passe adiante mensagens de sexting, bloqueie amigos ou desconhecidos que façam essa prática. Se você conhece quem pratica sexting, é seu deve informar que existem consequências perigosas. Oriente-o a parar e não passe adiante esse problema. A solução começa com você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário