sábado, 21 de março de 2015

Combinação de chuva forte e maré alta causa alagamento em vários pontos de Macapá

Reportagem: Everton Gadelha

Na madrugada desta sexta-feira, 20, o Cenad (Centro Nacional de Alerta e Desastre) emitiu alerta de possibilidade de inundação em Macapá, pois com pouco mais de 6 horas de chuva forte e maré alta, vários pontos da cidade amanheceram alagados. A Defesa Civil esteve nas ruas fazendo monitoramento dessas áreas e já realizou a leitura do pluviômetro, detectando que em 24 horas choveu 133 mm, o equivalente a quase 5 dias de chuva em dias normais. Segundo o Núcleo de Meteorologia do Iepa, a previsão de chuva para o mês de março é de 400 a 450 mm, fator que aumenta a incidência de alagamentos.

Moradores do bairro Cidade Nova ficam totalmente ilhados devido forte chuvas. Foto: Lado B
Os bairros com área de risco são Zerão, Universidade, Buritizal, Congós, Muca, Pedrinhas, Beirol, Jesus de Nazaré, Araxá, Cidade Nova, São Lázaro, Novo Horizonte, além dos canais do Jandiá e da Mendonça Júnior, no centro de Macapá. Ao todo foram identificadas 14 áreas de alagamento, sendo 10 em estado crítico. No bairro Universidade, uma família precisou ser deslocada para um abrigo provisório, pois a igreja onde morava desabou. A prefeitura de Macapá trabalha na desobstrução de galerias e bueiros, em pontos onde é possível realizar esse trabalho, e as Defesas Civis municipal e estadual trabalham em parceria, na remoção e no atendimento às famílias atingidas.
Três fenômenos naturais contribuem diretamente para a maré alta na capital. São eles: o Equinócio, que marca o início da primavera no hemisfério Norte, e outono no hemisfério Sul, ocorrendo duas vezes ao ano (março e setembro), quando dia e noite têm exatas 12 horas de duração, ocasião em que a luz solar é dividida de maneira igual em cada um dos hemisférios; a Superlua, fenômeno que ocorre devido o alinhamento entre Sol, Terra e Lua, no momento em que esta última encontra-se mais próxima da Terra; e o Eclipse Solar, o único do ano de 2015 que poderá ser visto em países do hemisfério Norte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário