quarta-feira, 18 de março de 2015

Monumento Marco Zero será palco do Equinócio das Águas no Amapá.

Reportagem: Everton Gadelha.
Revisão: Prof. de Comunicação Barbara Faleiro.

Acontece na próxima sexta-feira, 20, o Equinócio da Águas no Monumento Marco Zero do Equador e reúne uma vasta programação para a comemoração do fenômeno.
Derivada do Latim, a palavra equinócio significa aequus (igual) e nox (noite), denominando-se ‘‘noites iguais’’, quando o dia e noite tem exatamente 12 horas de duração, e momento em que o sol manifesta-se com sua maior intensidade sobre as regiões localizadas próximo a Linha do Equador. O fenômeno marca o início da primavera no Hemisfério Norte e Outono no Hemisfério Sul e ocorre duas vezes ao ano (Março e Setembro), provocando as mudanças de estações. Na ocasião, a luz solar é dividida de maneira igual em cada um dos hemisférios.
O Governo do Estado do Amapá, através da Secretaria de Estado e Turismo (SETUR), preparou atividades culturais, educacionais, cientificas, turísticas, astronômicas e sociais para os participantes.
A programação tem início a partir das 8h com exposição de experimentos científicos, visita ao planetário e laboratório móvel. Segundo a Secretária da SETUR, Syntia Lamarão, alunos da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) explicarão o fenômeno: ‘‘os alunos da Unifap dos cursos de geografia e física, com a participação da rede pública de ensino municipal e estadual, realizarão a demonstração e experimentos científicos do fenômeno’’, ressalta.
Haverá apresentação de grupo de Marabaixo, no estacionamento do monumento Marco Zero, além de sky paper e queima de fogos. Ainda de acordo com Syntia Lamarão, o fenômeno vai ocorrer as 19h45mim, não sendo possível ser visualizado totalmente devido ao horário noturno. O show de encerramento ficará por conta do cantor amapaense Ramon Frazelly.

Confira a programação completa do evento:

Equinócio das Águas – Sexta-feira, dia 20
8h às 12h e 14h às 17h30
Visita das escolas – Projeto a Escola Vai ao Meio do Mundo
Visita a exposição e experimentos científicos
Visita ao Planetário
Visita ao Laboratório Móvel
19h10
Cerimônia oficial – Pronunciamento das autoridades
19h45
Celebração do fenômeno do Equinócio – Apresentação de Grupos de Marabaixo, Queima de fogos e Sky Paper no estacionamento do Monumento
20h às 23h
Show cultural com cantor amapaense Ramon Frazelly.

Nenhum comentário:

Postar um comentário