Campanha vacinou 46,2% do
público-alvo no período estipulado. Prorrogação tem como objetivo atingir a
meta de vacinar 80% das pessoas vulneráveis às complicações da gripe
Quem perdeu o período de vacinação
contra a gripe terá mais uma oportunidade de se proteger contra a doença. O
Ministério da Saúde irá prorrogar a campanha nacional até o dia 05 de junho. A
ideia é alcançar a meta de vacinar, pelo menos, 80% do público prioritário. Até
a manhã desta sexta-feira (22), foram vacinadas mais de 23 milhões de pessoas,
o que representa 46,2% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas,
consideradas com mais riscos de desenvolver complicações causadas pela doença.
Público alvo tem até dia 05 de Julho para toma a vacina. |
Até o momento, a maior cobertura de
vacinação foi entre as puérperas (45 dias após o parto), com 223.839 doses
administradas, o que representa 62,5% deste público-alvo. Em seguida estão os
idosos, com 10,8 milhões (52%) de vacinados; as crianças de seis meses a menores
de cinco anos, com 5,7 milhões de vacinados (45,1%); as gestantes, com 921 mil
doses (42,3%); e os trabalhadores da saúde, com 1,6 milhão doses aplicadas
(39,5%). Entre os indígenas, a vacinação chegou a 212,3 mil doses, ou 35,1%.
Como a vacinação deste grupo é realizada em áreas remotas, a atualização dos
dados segue outra dinâmica. Além do grupo prioritário, também foram aplicadas
3,5 milhões de doses nos grupos de pessoas com comorbidade, população privada
de liberdade e trabalhadores do sistema prisional.
CAMPANHA – A 17ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe, que tem como Slogan
“Contra a gripe, seu escudo é a vacinação” , reforça o conceito de proteção,
além de explorar a imagem do escudo empunhado pelo Zé Gotinha, o
personagem-símbolo da vacinação. A ação conta com filme para TV, spot para
rádio, anúncio de revista, mobiliário exterior e peças para o ambiente online.
As vacinas contra a gripe foram
adquiridas por meio da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) entre o
Instituto Butantan e o laboratório privado Sanofi. O acordo, intermediado pelo
Ministério da Saúde, permitiu que Instituto Butantan dominasse todas as etapas
de produção da vacina. Foram investidos R$ 487,6 milhões na aquisição das doses
para a campanha deste ano.
PREVENÇÃO – A transmissão dos vírus influenza ocorre pelo contato com
secreções das vias respiratórias que são eliminadas pela pessoa contaminada ao
falar, tossir ou espirrar. Também ocorre por meio das mãos e objetos
contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz). À
população em geral, o Ministério da Saúde orienta a adoção de cuidados simples
como medida de prevenção, tais como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir
o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar
objetos de uso pessoal.
Fonte: Ministério da Saúde
Nenhum comentário:
Postar um comentário