sábado, 2 de maio de 2015

Prefeito Clécio Luís inaugura UBS no Bailique

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, inaugurou nesta sexta-feira, 1º de maio, a Unidade Básica de Saúde de Vila Progresso, localizada no arquipélago do Bailique. A nova sede da UBS conta com uma estrutura de 12 salas diferentes da antiga unidade que possuía somente seis salas, o que possibilita mais conforto aos usuários.

A inauguração da nova unidade faz parte das ações emergenciais realizadas pela Prefeitura de Macapá, quando em março deste ano as vilas Progresso e Macedônia foram atingidas pelo fenômeno natural conhecido como "terras caídas", que provocou o desbarrancamento do leito do rio, destruindo parcialmente a unidade que atendia as 38 comunidades que compõem o arquipélago.

“A Unidade Básica de Saúde foi construída com muito carinho e está toda estruturada, e servirá tanto para a comunidade da Vila Progresso quanto para as demais que compõem o arquipélago. Peço que toda a comunidade zele por ela e usufruam de todos os serviços, pois essa é uma conquista do arquipélago do Bailique”, ressaltou o prefeito.

Foto: Max Renê
A UBS Vila Progresso oferece serviços de consultas médicas, coleta de PCCU, vacina, curativo, ações de educação em saúde, e passará a disponibilizar também as testagens rápidas de HIV/Sífilis. Além dos serviços oferecidos pelas equipes de Saúde da Família como visitas domiciliares, cadastro de hipertensos e diabéticos, busca ativa de casos de tuberculose e hanseníase, acompanhamento de acamados, consultas de pré-natal, de hipertensão e de diabetes, consultas de puericultura e acompanhamento de beneficiados do programa Bolsa Família.

Até dezembro de 2012, a comunidade do arquipélago do Bailique sofria com a falta de médicos e enfermeiros. A partir de 2013, com a gestão de Clécio Luís, o Bailique começou a viver uma nova realidade e passou a contar com cinco equipes de Saúde da Família, que cobrem 32 localidades como Maranata I e II, Itamatatuba e Vila Progresso. Em 2014, os 15 mil habitantes do Bailique passaram a ser atendidos por cinco médicos cubanos do programa federal Mais Médico.

Dos cinco médicos cubanos, três residem na Vila Progresso, um em Itamatatuba e o outro na comunidade de Maranata. Além disso, a Prefeitura de Macapá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), aumentou as equipes de Saúde da Família, passando a contar com 5 enfermeiros, 14 técnicos de enfermagem e 36 agentes comunitários de saúde, que atuam juntamente com os médicos totalizando 60 profissionais de saúde.

Jamile Moreira/Asscom Semsa


Nenhum comentário:

Postar um comentário