quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Nota do Memorial Amapá pelo falecimento da professora Záide Soledade

Professora Záide Soledade
O patrimônio histórico e a  cultura de nosso estado perderam  a sua mais autêntica defensora, a querida professora Záide Soledade.

Aos 16 anos, Záide Soledade deixou-se encantar pelo Amapá e encantou a todos pela forma generosa como compartilhou o amor pela nossa terra com seus milhares de admiradores.

Trabalhou inicialmente na Casa Leão do Norte, dos irmãos Zagury, o maior estabelecimento comercial da época na cidade. Em 1958, na área da educação e cultura do Governo do Território e nunca mais parou. Foi Diretora da Escola de Arte Cândido Portinari, diretora do Departamento de Cultura da Prefeitura Municipal de Macapá, Ex-coralista do Coral Oscar Santos, conselheira do Conselho Municipal de Educação de Macapá, diretora do Teatro das Bacabeiras, conselheira do Conselho Estadual de Cultura por duas vezes e membro atuante da Confraria Tucuju. Foi atriz da primeira novela de rádio do Amapá e atuou em filmes publicitários.

Záide Soledade seria homenageada no dia 12 de setembro no I Encontro Anual do Memorial Amapá como membro da Academia dos Notáveis Edificadores do Amapá pelo grande legado que imprimiu na história dos que muito fizeram pelo estado e pelo seu povo.

Nesse momento de tristeza, queremos estender a nossa solidariedade aos familiares, amigos, alunos e admiradores dessa admirável mestra.

     Walter Junior do Carmo

Presidente do Memorial Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário