sexta-feira, 17 de julho de 2015

Inscrições gratuitas para o Curso Online de Técnicas Básicas do Jornalismo de Dados


Como se inscrever

Para participar deste MOOC, basta criar uma conta na nossa plataforma de cursos à distância, neste link. Depois de criar a conta, você receberá um e-mail para confirmar seu cadastro. Após a confirmação, entre na página do curso “Técnicas básicas de jornalismo de dados” e clique no botão para efetuar sua inscrição.

 

Quem pode se inscrever

O curso foi planejado como um programa de treinamento para jornalistas, professores e estudantes de jornalismo, mas é gratuito e aberto a qualquer pessoa interessada em aprender sobre os conceitos básicos do jornalismo de dados. Você não precisa ter nenhuma experiência anterior com os conceitos, ferramentas e recursos relacionados ao tema.

Objetivo do curso

Este MOOC produzido pela ANJ e pelo Centro Knight, com o apoio do Google, tem como objetivo apresentar o contexto geral e as principais técnicas e ferramentas utilizadas no jornalismo de dados. Busca, raspagem, limpeza, interpretação e visualização de dados são habilidades essenciais para jornalistas na era digital, onde a disponibilidade de informação e a demanda por precisão e transparência são crescentes. Os alunos vão examinar técnicas utilizadas em projetos publicados por grandes redações do mundo e aprenderão a trabalhar com bases de dados para extrair delas análises e produzir tabelas, gráficos, mapas e diagramas usando uma variedade de softwares, ferramentas web e scripts básicos de programação.
Ao fim do curso, você terá adquirido conhecimentos sobre:
·         Obtenção de dados com a busca avançada do Google e a Lei de Acesso à Informação
·         Raspagem de dados na web e em arquivos PDF
·         Ferramentas e técnicas para limpar grandes bases de dados
·         Fórmulas e funções para análise de dados no Google Sheets
·         Princípios da visualização de informação
·         Ferramentas gratuitas de visualização de dados

Bolsa para visita ao Google e seminário em São Paulo

Além deste curso gratuito sobre as principais técnicas do jornalismo de dados, estamos oferecendo aos participantes do MOOC a possibilidade de concorrer a um programa especial em São Paulo: visita à sede do Google Brasil, com direito a participação em um seminário presencial sobre jornalismo de dados. Haverá pelo menos seis bolsas, mas somente poderão se candidatar alunos residentes no Brasil que sejam jornalistas, professores ou estudantes de jornalismo. Graças ao apoio do Google, os alunos selecionados que venham de fora de São Paulo vão receber passagem, hospedagem e uma pequena ajuda de custo para a viagem. 
Os alunos do MOOC que estiverem interessados nesta bolsa precisarão se candidatar através de um formulário online que estará disponível ao final do curso. Além de ter concluído o MOOC satisfatoriamente, os candidatos à bolsa terão que fazer um projeto especial de jornalismo de dados, aplicando as técnicas ensinadas no curso. Os bolsistas serão escolhidos entre os alunos do MOOC que fizerem os melhores projetos de jornalismo guiado por dados, seguindo o exercício de uma trilha extra opcional do curso. A trilha extra é um passo a passo para ajudar o aluno a construir um projeto de jornalismo guiado por dados.
Criatividade, talento, valor jornalístico e a construção da narrativa serão métricas utilizadas para julgar os projetos vencedores. A temática fica a critério do candidato, o único requisito é apresentar as bases de dados e as técnicas utilizadas no trabalho. Os melhores projetos serão selecionados pelos instrutores e pelas equipes do Centro Knight e da ANJ. Metade das bolsas será destinada a jornalistas de veículos afiliados à ANJ e o restante aos demais participantes. 

Como o MOOC funciona

O curso MOOC é inteiramente online e assíncrono, ou seja, não há aulas ou atividades ao vivo. Toda a instrução é dada através da Internet, em módulos semanais que podem ser acessados nos dias e nas horas que forem mais convenientes para os alunos. Há tarefas ou atividades a serem cumpridas a cada semana, mas os alunos escolhem os dias e horários em que vão se dedicar ao curso em cada módulo semanal. O ideal é reservar pelo menos cerca de cinco horas por semana.
Observe também que, devido ao caráter massivo do curso, os instrutores não serão capazes de responder perguntas de cada pessoa. Esta é uma comunidade de aprendizagem colaborativa, por isso é muito importante que os participantes se ajudem mutuamente. Os instrutores e os assistentes do curso vão interagir tanto quanto possível.

Apesar de seus aspectos assíncrono e massivo, este é um curso com instrutores para guiar o aprendizado durante um determinado período de tempo: 3 de agosto a 6 de setembro de 2015. O material didático está organizado em cinco módulos semanais. Cada módulo vai cobrir um tópico diferente por meio de vídeo-aulas, materiais de leitura e fóruns de discussão. Há também um questionário a cada semana e um exercício mais avançado opcional.
Fonte Jornalism Courses

Nenhum comentário:

Postar um comentário