quarta-feira, 15 de julho de 2015

GEA promove ação social na comunidade de Mazagão Velho durante Festa de São Tiago


O Governo do Estado do Amapá (GEA) fará neste sábado, 18, uma ação social na comunidade da Vila de Mazagão Velho. Dezenas de serviços na área da saúde e cidadania serão oferecidos à população. A ação ocorrrerá na Escola Estadual Antônia Silva Santos no horário de 8h às 14h, e faz parte da programação da festividade de São Tiago.
O Serviço Integrado de Atendimento ao Cidadão (Siac) fará a emissão de 1ª e 2ª via da carteira de identidade, cartão do Serviço Único de Saúde (SUS) e carteira de trabalho e previdência social.
Médicos do quadro da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) farão consultas na área de clínica geral, pediatria, ginecologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, cardiologia e odontologia. Também serão realizados exames de ultrassonografia e de laboratório, testes rápidos de glicemia, HIV, sífilis e hepatite, além da verificação da pressão arterial.
A Agência de Fomento do Amapá (Afap) vai prestar atendimento e orientação à população a respeito do microcrédito ao empreendedor.
A Secretaria de Estado do Trabalho e Empreendedorismo (Sete), através do Sistema Nacional de Emprego (Sine), fará o atendimento ao trabalhador e também levará informativos sobre a intermediação no mercado de trabalho.
A Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (Sepm) disponibilizará atendimento psicossocial às mulheres vítimas de violência doméstica. Servidoras da instituição ministrarão palestras educativas sobre gravidez na adolescência para a população. Também serão entregues preservativos masculinos e femininos.
A festa de São Tiago faz parte do calendário cultural do Estado e acontece tradicionalmente na segunda quinzena do mês de julho. A movimentação é maior entres os dias 24 e 25, período em que as comemorações são marcadas por um teatro a céu aberto, montado pelos próprios moradores da comunidade, além, da batalha entre Mouros e Cristãos.
Ações
As ações sociais do GEA têm percorrido a capital e as comunidades no interior do Estado, onde a população tem mais dificuldade para ter acesso a serviços de cidadania básicos.

A última ocorreu no dia 4 de julho no município de Santana, distante 17km de Macapá, data em que foi celebrado o Dia de Cooperar (Dia C). Cerca de 2.500 atendimentos foram realizados à crianças, idosos do abrigo do município e moradores do entorno da Casa da Hospitalidade.
Fonte: Agência Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário