segunda-feira, 22 de junho de 2015

Banco de Leite Humano do Amapá promove curso que ensina mães a amamentarem bebês com fissura labial

O Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá realizará o Curso de Manejo Clínico da Lactação para 60 profissionais que atuam no Hospital Maternidade Mãe Luzia e no Hospital São Camilo e São Luís, no período de 23 a 26 de junho. O curso é voltado para os colaboradores que trabalham com mães, bebês e suas famílias, lotados nas respectivas casas de saúde.
Nos quatro dias de capacitação, os profissionais vão ampliar os conhecimentos sobre a pega, posicionamento e cuidado com as mamas, durante a gestação e após o nascimento do bebê; a primeira mamada, que deve ser realizada na primeira hora de parto; doenças e drogas na amamentação, problemas com as mamas puerperais, além da amamentação para bebês especiais - a exemplo dos portadores de fissura labial e fenda palatina.
"Os bebês que possuem alguma deficiência na boca ou sofrem de alguma síndrome requerem mais cuidado na hora da amamentação. Tudo é diferente na pegada e no posicionamento. Também é necessário o acompanhamento de enfermeiro e fonoaudiólogo para evitar o afogamento com o leite materno, por exemplo", explicou a coordenadora do Banco de Leite Humano (BLH) do Amapá, Andréa Marvão.


O curso é um dos critérios para obter o título "Iniciativa Hospital Amigo da Criança" (IHAC). A IHAC soma-se aos esforços do Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (Pniam/MS), coordenado pelo Ministério da Saúde (MS). A iniciativa foi idealizada em 1990, pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Unicef, para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno.

"O Hospital da Mulher Mãe Luzia vai fazer uma reavaliação, pois ele já é detentor do título, desde 2002, e a cada três anos o hospital é reavaliado. Anualmente é feito um monitoramento das ações voltadas pelo benefício da mãe e do bebê", finalizou a coordenadora.
Fonte: Agência Amapá

Nenhum comentário:

Postar um comentário